Perfil Coworker do mês Iza Dezon, da PeclersParis

Estúdio Capanema: Entrevista Iza Dezon – cliente Estúdio Capanema
O nosso perfil do Coworker do mês é a Iza Dezon que tem 29 anos e é formada em Produção de Moda pelo Instituto Marangoni, Londres & Milão. Tem mestrado em Gestão de Moda, Luxo e Beleza, no Institut de la Mode, em Paris.

Iza trabalha na empresa PeclersParis, que é uma agência de previsão de tendências fundada em 1970 por Dominique Peclers. Com 45 anos de experiência no setor, fornece serviços de análise de tendências, relatórios sobre consumo e estratégias de posicionamento de marca para diversas marcas e inúmeras empresas ao redor do mundo.

O trabalho da PeclersParis abrange uma variedade imensa da indústria de moda ao varejo, beleza e cosméticos, eletrônicos e bens de consumo etc.

A equipe de criação da Peclers cria os chamados “Trend Books”, cadernos de tendência com publicação sazonal, que ajudam as empresas a traçarem o seu futuro e investirem com mais segurança em seus produtos e novos desenvolvimentos.

Em 2003, foi adquirida pelo grupo WPP Group, um grupo multinacional de relações públicas e publicidade, com sede em Londres.

PeclersParis tem uma ampla presença internacional, com escritórios localizados em Paris, Nova Iorque, Xangai, Munique e São Paulo, além de uma rede de representantes que abrange cerca de 30 países.

Estúdio Capanema: Iza, você tem formação em moda e especialização em Gestão de Moda, Luxo e Beleza. Conte-nos o que mais  te encantou na moda e como você entrou para a PeclersParis.

Iza Dezon: A moda reflete o comportamento, a personalidade e as emoções das pessoas e de seus personagens – isto é o que mais me encanta.

Comecei a trabalhar com moda na adolescência, o encantamento vem da infância.

Depois de trabalhar para marcas de luxo na área de visual merchandising fui em busca de uma trabalho que me inserisse na raiz do processo criativo; uma agência de previsão de tendência foi o lugar perfeito.

Estúdio Capanema: Há quanto tempo a Peclers atua no mercado brasileiro?

Iza Dezon: Nossa representante Andrea Merkel trouxe a PeclersParis para São Paulo em 2005. Abrimos o primeiro escritório, aqui no Estúdio Capanema, em Novembro de 2014.

Estúdio Capanema: O que você faz na PeclersParis?

Iza Dezon: Depois de 4 anos como consultora na sede em Paris, hoje sou a Gerente de Novos Negócios para o mercado Brasileiro.

Estúdio Capanema: E como foi trabalhar por 4 anos na PeclersParis em Paris e depois voltar para São Paulo? Foi um novo desafio? 

Iza Dezon: Trabalhar na sede foi essencial para poder trazer a agência para o Brasil pois trabalhei em todas as áreas e pude conhecer minuciosamente os serviços e os talentos da empresa.

Eu morei na Europa durante 10 anos, portanto voltar foi um grande desafio certamente, mas um desfaio muito gratificante, pois tive a oportunidade de trazer algo totalmente novo para o mercado.

Estúdio Capanema: E como é a atuação de Gerente de Novos Negócios dentro da PeclersParis? Qual é a diferença do seu cargo atual para o anterior?

Iza Dezon: Anteriormente eu trabalhava como consultora, na prática eu fazia as pesquisas para cadernos de tendência e projetos de consultoria.

Hoje, ainda faço pesquisa, mas a maior parte do meu trabalho é buscar clientes no mercado brasileiro e divulgar a marca.

Estúdio Capanema: Vocês atuam somente em São Paulo?

Iza Dezon: Não, atuamos muito no Rio de Janeiro também, e estamos preparados para ir aonde os clientes estão.

Estúdio Capanema: Quantos funcionários tem aqui no Brasil?

Iza Dezon: Somos em duas: Eu e a Andrea Merkel.

Estúdio Capanema: O que mais te motiva a ser parte do time da PeclersParis depois de todo esse tempo de empresa?

Iza Dezon: Decifrar comportamentos futuros, entender os desejos dos consumidores e imaginar os produtos e serviço do amanhã é absolutamente motivante.

Estúdio Capanema: O processo entre a pesquisa de tendências até montar os “Trend books” são feitos por quem? Vocês tem empresas parceiras? Fazem pesquisas nichadas para o Brasil?

Iza Dezon: Todos os nossos materiais são feitos pelas equipes da PeclersParis. Fazemos pesquisas customizadas para os nossos clientes em cada mercado que atendemos: Brasil, China, Alemanha, França e EUA.

Estúdio Capanema: Vocês atendem empresas de todos os portes? Os Trend Books são feitos de forma customizada, ou seja, dependendo do mercado, nicho e necessidade de cada cliente? Qual é a sazonalidade dessa produção?

Iza Dezon: De um modo geral nossos clientes são de médio ou grande porte.

Os Trend Books são globais, mas os projetos de consultoria são customizados.

As nossas pesquisas de tendências sazonais (moda, decoração, beleza) são feitas com 18 meses de antecedência. As pesquisas de inovação são feitas com mais de 2 anos de antecedência.

Estúdio Capanema: Quais são os principais concorrentes da PeclersParis dentro do mercado brasileiro?

Iza Dezon: Os principais concorrentes são os consultores de moda locais. Isto dito, eles proporcionam serviços muitos diferentes dos da PeclersParis

Estúdio Capanema: Como está o mercado brasileiro para a PeclersParis hoje? 

Iza Dezon: Os serviços da PeclersParis são muito novos para o mercado brasileiro, portanto estamos em uma fase de profunda divulgação e “educação” do mercado.