Coworker do mês: Lucila Quintino - Hotel Consult

Nossa entrevistada do mês de Janeiro, iniciando a série em 2016 é a coworker Lucila Quintino.

Formada em Administração de Hotéis e Restaurantes pela Johnson & Wales University – Estados Unidos, e Pós-graduada em Hotelaria Hospitalar pela Faculdade Albert Einstein, Lucila passou por muitas etapas dentro do mercado hoteleiro até abrir a HotelCunsult.

 

Estúdio Capanema: Conte-nos um pouco sobre sua trajetória até abrir a HotelConsult?

Lucila: Como hoteleira de formação, iniciei minha vida profissional em hotéis. Fiz a faculdade nos Estados Unidos e nas férias, quando vinha ao Brasil, aproveitava o tempo livre para fazer estágio em algum hotel daqui. Aos vinte e um anos, o que mais me marcou foi a experiência de três meses no Hotel Maksoud Plaza, no qual tive a oportunidade de passar portodos os departamentos do hotel.

Atueina rede Marriott, em uma pequena cidade de Massachussetts, chamada Newton Centre. Cidade bem ao lado de Boston. Fui Recepcionista e ajudava também nos Eventos do hotel, que eram muitos, principalmente eventos sociais. Quando retornei ao Brasil, já formada, demorei um pouco para entender de que forma poderia me encaixar dentro da minha área de formação, pois nesta época eu tinha o desejo de exercer alguma função de ‘back office’ na hotelaria. E então surgiu a oportunidade na área de Recursos Humanos da Rede de sanduiches Subway, a qual durou por dois anos e meio.

Como Gerente de Recursos Humanos, eu treinava franqueados, recrutava a equipe inicial das lojas na fase de implantação e os treinava também.

A última experiência profissional que tive antes de abrir a HOTELConsult foi na Accor, no braço de Hotelaria. Ingressei na área de Recursos Humanos, e cuidava de Seleção e Desenvolvimento de 1.500 funcionários localizados nos hotéis das várias marcas da empresa, da região Sul e Sudeste do Brasil. Minha estada na Hotelaria Accor durou quase três anos.

 

Estúdio Capanema: Quantas pessoas fazem parte da sua equipe?

Lucila: Somos uma pequena equipe de 4 pessoas, Gabriela (Consultora de Seleção e Desenvolvimento), Ana Flávia (Consultora de Seleção e Desenvolvimento), Neide (Administrativo/ Financeiro) e eu, que faço de tudo um pouco!

Em uma empresa pequena não podemos nos dar ao luxo de ser diferente!

 

Estúdio Capanema: Quais são os serviços que vocês prestam para o mercado hoteleiro?

Lucila: Trabalhamos com Seleção e Desenvolvimento de Profissionais. Atuamos principalmente com setores do segmento de Hospitalidade, como Hoteis, Restaurantes, Entretenimento, Eventos,...Mas quando surgem vagas de outros setores também temos condições de realizar.

 

Estúdio Capanema: Como é a sua cartela de clientes?

Lucila: Atuamos com clientes de todos os portes, desde pousadas até redes nacionais e internacionais, como Rede Estanplaza e Rede Pestana de Hotéis.

 

Estúdio Capanema: Você atua apenas em São Paulo?

Lucila: Atuamos cada vez mais em todo o Brasil. Nas regiões mais distantes de São Paulo e Rio existe uma enorme carência de prestadores de serviços especializados.

 

Estúdio Capanema: Qual foi o seu maior desafio desde 2001, quando você abriu a HotelConsult?

Lucila: Meu maior desafio tem sido recrutar profissionais para vagas operacionais. É impressionante a distância entre os perfis encontrados e o que os empresários esperam deles. Encontrar pessoas experientes não é tão difícil. O que tira muitos profissionais dos processos seletivos é a falta de competências comportamentais, que tem muito a ver com educação.

 

Estúdio Capanema: Como foi o ano de 2015 para o mercado hoteleiro e como você vê o ano de 2016?

Lucila: O ano de 2015 foi desafiador, mesmo com a Copa. Esperávamos mais deste evento.

Já 2016 deve ser interessante, pois a cidade do Rio de Janeiro está concentrando este acontecimento (Olimpíadas) e sendo assim, os hotéis locais tem um desafio enorme, que é o de não perder membros de sua equipe para o concorrente. Muitos hotéis serão abertos este ano. Será um desafio enorme preencher vagas com profissionais experientes.

 

Estúdio Capanema: O que você poderia falar sobre o mercado hoteleiro brasileiro?

Lucila: Nosso mercado é extremamente frutífero. Existe muito espaço para novos hotéis independentes e novas redes nacionais e internacionais.

A HOTELConsult ocupa um espaço no qual a profissionalização do setor é cada vez mais necessária. Percebemos que a forma de pensar dos hoteleiros tem amadurecido com o passar dos anos. Pois antes não tinham a cultura de contratar uma Consultoria de Recursos Humanos para lhes ajudar, algo já tão praticado por outros segmentos.

Estúdio Capanema: Quando vocês optaram por uma solução de Escritório Compartilhado – Estúdio Capanema?

Lucila: Optei por estar no Estudio Capanema depois de alguns anos em home-office. Comecei a sentir a necessidade de ‘ver gente’, trocar ideias, perceber o mundo de um jeito diferente. Foi a melhor escolha que fiz. Outras vantagens em estar aqui é a possibilidade da empresa ser ‘elástica’, de acordo com o momento de mercado. Algo que não teria caso estivesse em um conjunto de escritório próprio.

 

Estúdio Capanema: O que você poderia dizer sobre esse modelo de negócio, sendo do mercado hoteleiro?

Lucila: O modelo de Co-Working é incrível. E se encaixa com qualquer tipo de segmento. Basta uma mente aberta e mais moderna, de que é possível e extremamente vantajoso compartilhar um mesmo espaço com diversos tipos de empresas. Só consigo ver pontos positivos em ampliar sua visão de mundo, uma vez que está empreendendo.