Como ter um ambiente de trabalho mais produtivo e agradável ao mesmo tempo?

Com o final de ano chegando, a tendência é entrar no clima de férias e desencanar do trabalho, não é mesmo?

Realmente a vontade é grande e compreensível,  mas fazer um pequeno esforço nessa reta final pode fazer uma grande diferença para o ano que vem.

O desânimo normalmente chega quando ouvimos termos como “precisamos produzir mais,  vender mais, alcançar mais”. Na verdade, o que deveríamos incentivar em nosso ambiente de trabalho é  que se produza com mais qualidade.

Pensar no que foi feito e construir um trabalho para mudar percepções,  apontar oportunidades e resolver problemas não significa um monte de papelada. Muitas vezes acabamos perdendo tempo com a quantidade e nos esquecemos do porquê estamos produzindoe no que isso irá ajudar.

Para que isso não ocorra, selecionamos algumas dicas que podem ajudar na produtividade da sua pequena empresa e transformar a tãofamosa crise que dizem engolir os pequenos negócios em oportunidades de inovação.

  • Remanejamento financeiro

Um corte de verbas pode incentivar a equipe a ser mais criativa e estratégica em sua tomada de decisão, desenvolvendo métodos para otimizar os gastos da empresa. Com o incentivo certo, todos podem deixar de pensar somente no que será perdido com a diminuição de verba, e experimentar pensar no que pode ser feito de inovador para que o dinheiro gasto seja completamente aproveitado.

  • Hora de pensar ainda mais na sua comunicação.

Com a quantidade de empresas tentando ganhar o mercado, junto à diminuição do número de pessoas gastando e da quantidade gasta por pessoa, uma empresa que se preze deve aprender a se diferenciar.  E não há forma mais acessível de inovação do que a comunicação entre empresa e cliente.  Pense em como você fala com seus consumidores:  Por e-mail, por telefone, pelas mídias sociais?

Como essa comunicação pode ser mais eficaz,  direcionada? Como se destaca em relação a outras empresas? Está aí uma oportunidade para buscar uma diferenciação através da inovação na comunicação.

  • Saia da zona de conforto

Não há maneira melhor do que incentivar um pensamento fora da caixa do que ousar fora dos próprios parâmetros.  Conhecer coisas e pessoas diferentes, sair da rotina, ler sobre diferentes conteúdos edescobrir novas formas de negócio é a melhor forma de abrir o pensamento e aplicar novas visões a seu trabalho.

  • Aprender sempre

Novos aprendizados podem estimular você a conhecer diferentes abordagens e envolver seus colegas com suas novas percepções. Com a nova bagagem, você será capaz de analisar problemas e fatos sob diferentes ângulos.

  • Flexibilidade

Ser maleável é uma das grandes qualidades de um profissional. É importante conseguir lidar com situações novas, adequando-se e ajudando outras pessoas a se adequar. A flexibilidade junto ao conhecimento podem gerar tomadas de decisão estratégicas e grandes contribuições para a equipe.

  • Contribua para um ambiente agradável

Manter o alto astral e ajudar os colegas ou outros profissionais no ambiente de coworking incentiva que todos tenham uma visão e energia positiva no ambiente de trabalho, deixando tudo mais leve e trazendo resultados mais proveitosos e produtivos.

  • Seja parte do time e contribua para que outras pessoas façam o mesmo

Várias cabeças pensando diferente mas alinhadas na mesma causa torna o trabalho muito mais fluido.Grupos são extremamente importantes em um ambiente de trabalho saudável. Quando todos contribuem com suas ideias e experiências, o resultado sai muito mais completo e rico.

  • Busque dicas com seus colegas e também os não colegas

Muitas vezes algo que é difícil para um pode ser fácil para o outro. É  por isso que trabalhamos com diferentes pessoas de diferentes áreas de expertise. Buscar ajuda e pedir dicas não somente estreita laços como também facilita o trabalho e agrega conhecimento. Em um ambiente de coworking,  isso pode também ajudar no networking, novos contatos profissionais e de amizade.

  • Promova Happy-Hours!

Os encontros fora do ambiente empresarial podem tornar o clima mais descontraído além de criar networking, caso outras pessoas fora do time sejam convidadas.  É uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre experiências e vivências de outras pessoas que podem ser usadas como exemplo.

Por fim, trace suas metas!

É importante ter objetivos concretos tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. Traçar metas a longo prazo, nos ajuda a estabelecer o que temos que fazer diariamente para alcançá-las. Comece hoje, ganhe destaque profissional e seja um exemplo a ser seguido.

Aumentar nossa produtividade não significa agradar o chefe, significa aumentar nosso auto conceito e ir atrás de tudo o que somos capazes de fazer. Traçando metas de evolução em nossa própria trajetória, conseguimos superar nossos limites e expectativas, nos tornando melhores pessoas e profissionais.