Quer saber como manter seus dados digitais seguros?

Então, confira esse conteúdo que está cheinho de dicas para você!

Nos dias de hoje é super importante nos preocuparmos com as seguranças dos nossos dados digitais, sejam os que estão armazenados nos smartphones ou dados que estã nos nossos computadores.

Entendendo que a segurança online é uma necessidade real de todos nós, que dependemos de devices para nos comunicarmos trabalharmos, entre outras atividades, separamos uma lista super bacana para você ficar tranquilo e se proteger de possíveis ataques.   

Segurança Digital: Será que você está fazendo certo?

  • Atualização de Sistemas é essencial!

É importante manter seus aplicativos e softwares atualizados, porque quando não atualizados esses se tornam uma porta aberta para entrada de vírus e invasões de suas máquinas.

Programas como Safari, iTunes, Security Update e o Remote Desktop Client Update têm sido atualizados com maior frequência para evitar vírus e invações.

  • Navegação pessoal: Cuidado com o phishing

Se você acessa muitas vezes uma mesma página, como: redes sociais, lojas virtuais, sites bancários; precisa começar a tomar bastante cuidado a possível pesca de dados!

O spyware é um software espião de computador que coleta essas informações de acessos repetidos, sendo uma chance para os hackers criarem “interfaces bem parecidos com as que acessamos diariamente” para enganar os usuários e obter informações pessoais: senhas, dados bancários e cartões de crédito.

Para evitar essa ação, conhecida por phishing, sempre digite o endereço dos sites direto na barra de navegação, tenha muito cuidado ao acessar esses sites por links que aparecem nas buscas, redes sociais, e-mails, etc.

  • Arquivos na nuvem: Quais os cuidados a serem tomados?

Provavelmente você armazena arquivos na nuvem, e como é a sua senha? É de extrema importância que a senha configurada contenha: letras maiúsculas, letras minúsculas, números e caracteres, como asteriscos e cifrões. Quanto mais difícil for a senha, mais protegido você estará!

Autenticação de dois fatores: É um recurso a mais para a segurança dos seus arquivos, quando os mesmos forem de extrema importância.

Mas, o que é isso?

É um código gerado em seu celular e que será solicitado no momento do login.

Saiba como configurar:

Backup: Quando fazer?

Todos os meses a gente cria arquivos novos, fazemos downloads e modificamos documentos, por isso é importante que seja feito backups regularmente, assim todos os arquivos serão armazenados e não serão perdidos caso algo aconteça com a sua máquina. Idealmente, esses arquivos deverão estar na nuvem, pois se a máquina for comprometida, esses arquivos poderão ser acessados de outras máquinas.

  • Qual a diferença ente Update e Upgrade?

Muitas pessoas pensam que essas palavras têm o mesmo sentido, porém, cada uma delas tem ações diferentes.

Update: É quando você atualiza uma informação ou uma alteração. Ex: Quando muda a senha do seu e-mail, você faz um update desta informação.

Upgrade:É quando você aprimora, ou seja, troca alguma coisa por outra melhor. Ex: Quando você atualiza um software para uma nova versão.

Se você precisa fazer updates ou upgrade faça sempre um backup integral de sua máquina e arquivos antes.

Agora você já saber como se proteger, seguindo essas dicas você ficará bem mais seguro, não acha?

Se você ainda acha que precisa de mais ajuda com backups ou segurança digital, é só entrar em contato com o Paulo Catunda, ele é o consultor parceiro do Estúdio Capanema.

Para mais informações acesse: http://www.apoiodoc.com.br/