Entrevista Coworker do Mês Fevereiro – Aislan - Ipê Invest

Aislan A. Tito é formado em Ciência Econômicas e nos últimos 8 anos, antes de integrar a equipe da Ipê, atuou em auditoria fiscal e consultoria tributária.

Economista, formado pela Rio Branco e contrariado por trabalhar com direito tributário, abandonou a consultoria na qual de dedicavae foi trabalhar na área de distribuição em um banco de investimentos.

Estúdio Capanema: O que te motivou a abriruma Gestora de Recurso?

Aislan: Acredito que seja um sonho bem comum para quem trabalha no mercado financeiro. A possibilidade de gerir recursos com base em estratégias pré-definidas e ganhar com a boa performance dessa estratégia é algo que encanta o profissional desse mercado,  pois entendemos o potencial de valorização que podemos atingir com o desenvolvimento da economia.

Estúdio Capanema: Há quanto tempo estão no mercado?

Aislan: A Ipê Invest, que é a nossa distribuidora de produtos de investimentos, foi fundada pelo meu sócio Fábio Murad em 2007.  Quanto a gestora Ipê Investimentos Asset Management, só foi possível abrir com a chegada do outro sócio Renato Bortolai em 2013, que já possuía o título de gestor de recursos de terceiros.

Estúdio Capanema: Quais eram as necessidades e oportunidades da época?

Aislan: A Ipê nasceu um ano antes da crise do Subprime ,portanto acredito que o maior desafio, que foi o de sobreviver em um momento caótico de crise, foi também uma grande oportunidade para se reinventar. Vender conhecimento por meio de cursos de como operar na bolsa e como realocar seus investimentos foi uma ótima alternativa que soubemos aproveitar para formar nossa base de clientes investidores.

Estúdio Capanema: Quantos sócios tem a Ipê?

Aislan: A Ipê é formada por 5 sócios sendo 2 investidores.

Eu atuo diretamente na área comercial da Ipê invest, focado em planejamento de investimentos.

Fabio Murad, economista, atua como diretor de risco e Compliance da gestora Ipê Investimentos e Renato Bortolai, também economista e gestor dos fundos de investimentos.

Estúdio Capanema: Quantas pessoas fazem parte da sua equipe?

Aislan: Hoje a equipe se divide em quatro profissionais na gestão dos fundos da Asset e mais quatro na distribuição de produtos.


Estúdio Capanema: O que a Ipê faz - diretamente? – Vocês atuam com foco na Bolsa de Valores, atendem pessoas físicas e jurídicas?


Aislan: Hoje, a Ipê Investimentos está dividida em quatro unidades de trabalho sendo a principal delas a gestão de fundos de investimentos.  A escolha das ações são baseadas em análise fundamentalista, ou seja, analisamos balanço das empresas,  gestão corporativa, ramo de atividade,  cenários econômicos no Brasil e no exterior.


Com essa equipe especializada em avaliações de empresas, começamos e emitir laudos de avaliação econômica ou Valuation, muito utilizado em processos de fusões e aquisições de empresas, laudos para ativos intangíveis, avaliação de ativos imobilizados, teste de Impairment e outros.


Outra unidade de negócio que teve origem na Ipê Asset foi as operações câmbio.

Devido ao bom relacionamento com alguns bancos, começamos oferecer aos nossos clientes a possibilidade de enviar ou receber moeda estrangeira com taxas muito competitiva. O resultado foi ótimo.

E por fim, a nossa área de Wealth Management, focada em atender a necessidade de investimento dos clientes, levando em conta seu perfil de investidor, seus objetivos, metas e prazos de liquidez. Com mais de 500 fundos de terceiros, dezenas de emissores de CDB, LCI, LCA, Títulos Públicos, seguros e Previdência, conseguimos oferecer um serviço bem amplo na área de gestão de investimentos.

Estúdio Capanema: Como é a sua carteira de clientes da Ipê?

Aislan: Em investimentos, a maioria de nossos clientes são pessoas físicas, empresários, profissionais liberais que estão fartos de serviços bancários. Buscamos portanto, mostrar a diferença entre manter investimentos com o gerente do bancos e tem uma gestão profissional desses investimentos.

Com o atual cenário econômico, o investimento mais procurado é sem dúvida os investimentos conservadores que entregam em torno de 1,15% a.m. Contudo, um dos maiores investidores do mundo, WarremBuffet,  disse uma frase que retrata bem o movimento que temos visto no mercado atualmente.


“A maioria das pessoas se interessa por ações quando todo mundo está interessado. O momento de interessar-se é quando ninguém mais se interessa. Não se ganha dinheiro comprando o que é popular.”


Estúdio Capanema? Quais são os diferencias da Ipê Investimento – Ipê Equity Alpha?

Aislan: Sem dúvida o nosso fundo Ipê Equity Alpha FIM é um diferencial no mercado. Esse fundo multimercado opera uma parte em bolsa com hedge, índice futuro, dólar, títulos públicos e consegue manter uma volatilidade bem baixa e o melhor, vem ganhando do CDI mês a mês.

Estúdio Capanema: Qual investimento mínimo necessário para uma pessoa torna-se investidor com a Ipê?

Aislan: Os nossos fundos possuem um aporte mínimoinicial de 5 mil, porém, tratamos muito a necessidade de cada indivíduo com sua particular realidade. Mas no mercado é possível começar investir com apenas 100 reais por meio do Tesouro Direto.

Para um planejamento mais completo, um capital de 300 mil é ideal para ter uma boa diversificação e aproveitar as melhores oportunidades do mercado.

Estúdio Capanema: Como foi o ano de 2015 para vocês?

Como para a maioria dos brasileiros, o ano foi caótico com a bolsa em baixa, a economia recessiva, instabilidade política, inflação alta, desemprego crescente, insegurança, isso tudo dificulta muito a entrada de novos investidores. Mas também, foi um anos de se reinventar mais uma vez. Pensamos muito em todas as possibilidades que cercam o nosso trabalho e identificamos as operações de câmbio que já temos muita familiaridade e começamos oferecendo apenas para a nossa base de cliente e agora estamos crescendo todo mês em volume e quantidade de cliente.

Estúdio Capanema: Como vocês enxergam o mercado no ano de 2016? Quais serão as oportunidades?

Aislan: Acreditamos ainda em um cenário interno bem difícil, cercado de inúmeros fatores prejudiciais a nossa economia, mas com grande sensibilidade latente de inicio de uma recuperação para qualquer estimativa de saída da presidente Dilma do governo.

Quanto as oportunidades, sem dúvida nenhuma acredito que estamos diante de um das maiores oportunidades de investimentos dos últimos 7 anos que é comprar ações descontadas, ou seja, muito baratas.

Se considerarmos a nossa bolsa brasileira em dólar, estamos hoje com 11.000 pontos. Para identificarmos o tamanho dessa oportunidade,no pior momento da crise de 2008 chegamos a quase 12.700 pontos, ou seja, acreditamos que após um redirecionamento do país os papeis deverão tem uma forte valorização.

Quer um conselho, investimentos em ações é para longo prazo, então invista em boas empresas e irá obter excelentes resultados.

Estúdio Capanema: Oque dica você poderia dar para quem quer investir e não sabe por onde começar?

O investidor precisa conversar com um profissional do mercado financeiro, que possa esclarecer suas dúvidas e orientá-lo, que a melhor forma de alocar seus investimentos.

É fundamental que seja um profissional qualificado e que possa lhe orientar com propriedade. Tais informações você pode conferir diretamente no site da CVM que possui o registro dos profissionais habilitados no mercado financeiro.

Outra dica, nunca feche nenhum investimento por telefone sem antes conhecer ao certo os detalhes. Você compra carro por telefone? Por que então você aceita investir o seu dinheiro em um produto que você nem conhece?

Estúdio Capanema: O que você poderia dizer sobre Coworking/Estúdio Capanema? Funciona e atende suas necessidades?

Estamos no 12º andar do Estúdio Capanema. Estamos conectados com diversas plataformas online com a bolsa de valores disparando ordens a todo momento; sete computadores plugados no mercado; sistema de telefonia vono que utiliza internet; backup das operações e das gravações telefônicas em tempo real na nuvem da Ipê, salas de reuniões que atendem diariamente demanda de reunião com nossos clientes, serviço de copa, enfim, conseguimos focar 100% em nosso negócio.

Além disso, a integração entre os coworkers já promoveu diversos negócios. O Estudio Capanema sem dúvida sempre atendeu às necessidades da ipê Investimentos.